MENOS DO QUE GOSTARIA
Será que faltou um pouco de pensamento estratégico nas suas ações? O termo pode parecer assustador, mas não precisa ser complicado. Eu costumo começar meus projetos respondendo as seguintes perguntas:
- Como eu vou atrair visitantes para o site?
- Como eu vou convencer esses visitantes a me dar as informações de contato?
- Como eu vou manter essas pessoas informadas?
- Como vou fechar o negócio?
- O que preciso medir para ter certeza que tudo ande em ordem?
Reflita um pouco sobre essas perguntas e reveja suas ações. Você teria tomado as mesmas decisões se tivesse essas respostas?
MAIS DO QUE DOU CONTA
Parabéns! Você deve ser o profissional mais feliz do pedaço e eu adoraria conhecer a sua história. Mas algo me diz que não é esse o caso…
Para que serve um site
Vou te contar um segredo: ninguém acessa o seu site para passar tempo. As pessoas chegam no seu site para obter uma resposta para uma pergunta. Na maioria das vezes elas querem encontrar essa resposta em menos de 3 segundos. E cada vez mais isso é feito pelo celular, em movimento.
Assim, o conteúdo é o rei. O que você escreve e a forma que isso é apresentado (o design) têm impacto direto nos resultados do seu site.
Informação de qualidade vai estimular o seu cliente a entrar em contato e a compartilhar o seu site, atraindo mais clientes em potencial.
Problemas comuns
Poucas visitas:
- seu site não responde pergunta nenhuma e, por isso, não aparece em lugar nenhum
- a tecnologia usada impede que o Google leia o seu site
Muitas visitas e poucos interessados:
- seu site está respondendo as perguntas erradas
- seu site não tem mecanismos de conversão
Muitos interessados e poucas vendas:
- as informações sobre seus produtos/serviços estão confusas
- você está respondendo as perguntas erradas
Que conteúdo colocar no site
Durante suas vendas, quantas pessoas te perguntaram:
- Qual a missão da sua empresa?
- Visão?
- Valores?
- Sua história?
- Que links que você recomenda?
E quantas te perguntaram:
- Para que sua empresa existe?
- Quem ela atende?
- Que problemas ela resolve?
- Como ela resolve esses problemas?
- Em quanto tempo ela resolve esses problemas?
- Quanto custa?
- Por que eu deveria comprar de você?
Aposto que o segundo grupo sai na frente. No entanto, continuo vendo sites com listas de serviços, missão e valores.
Como avaliar seu site
Vou te dar algumas dicas para avaliar se o seu site atual está bom o suficiente para você começar a agitar o seu funil de vendas.
Para ter sucesso o seu site tem que ser:
Fácil de encontrar
Faça uma pausa agora, abra o Google e digite o nome da sua empresa.
Seu site estava na primeira página?
- Não: você tem um problema sério.
- Sim: esse é o resultado esperado. Mas essa busca só é feita por quem já conhece a sua empresa. Você quer aparecer para as pessoas que buscam soluções para o problema que você resolve.
Agora digite o seu principal produto/serviço.
- Em que página seu site aparece?
- Quem estava nas primeiras posições? Seu concorrente?
Fácil de navegar
Quando foi a última vez que você visitou o seu próprio site? Coloque-se no lugar de um cliente buscando informações sobre o seu produto/serviço:
- seus produtos/serviços são fáceis de encontrar?
- o texto é legível?
- as informações fazem sentido?
Fácil de interagir
Continuando a navegar pelo site:
- existe uma forma rápida de demonstrar o interesse pelo produto? (formulário, chat, botão de ligação imediata)
Essa simples análise mostra se o seu site tem o mínimo necessário para começar a atrair clientes. Sem isso você vai jogar dinheiro fora.