Quantos negócios o seu site gerou este mês?

MENOS DO QUE GOSTARIA

Será que faltou um pouco de pensamento estratégico nas suas ações? O termo pode parecer assustador, mas não precisa ser complicado. Eu costumo começar meus projetos respondendo as seguintes perguntas:

  1. Como eu vou atrair visitantes para o site?
  2. Como eu vou convencer esses visitantes a me dar as informações de contato?
  3. Como eu vou manter essas pessoas informadas?
  4. Como vou fechar o negócio?
  5. O que preciso medir para ter certeza que tudo ande em ordem?

Reflita um pouco sobre essas perguntas e reveja suas ações. Você teria tomado as mesmas decisões se tivesse essas respostas?

MAIS DO QUE DOU CONTA

Parabéns! Você deve ser o profissional mais feliz do pedaço e eu adoraria conhecer a sua história. Mas algo me diz que não é esse o caso…

Para que serve um site

Vou te contar um segredo: ninguém acessa o seu site para passar tempo.  As pessoas chegam no seu site para obter uma resposta para uma pergunta. Na maioria das vezes elas querem encontrar essa resposta em menos de 3 segundos. E cada vez mais isso é feito pelo celular, em movimento.

Assim, o conteúdo é o rei. O que você escreve e a forma que isso é apresentado (o design) têm impacto direto nos resultados do seu site.

Informação de qualidade vai estimular o seu cliente a entrar em contato e a compartilhar o seu site, atraindo mais clientes em potencial.

Problemas comuns

Poucas visitas:

  1. seu site não responde pergunta nenhuma e, por isso, não aparece em lugar nenhum
  2. a tecnologia usada impede que o Google leia o seu site

Muitas visitas e poucos interessados:

  1. seu site está respondendo as perguntas erradas
  2. seu site não tem mecanismos de conversão

Muitos interessados e poucas vendas:

  1. as informações sobre seus produtos/serviços estão confusas
  2. você está respondendo as perguntas erradas

Que conteúdo colocar no site

Durante suas vendas, quantas pessoas te perguntaram:

  1. Qual a missão da sua empresa?
  2. Visão?
  3. Valores?
  4. Sua história?
  5. Que links que você recomenda?

E quantas te perguntaram:

  1. Para que sua empresa existe?
  2. Quem ela atende?
  3. Que problemas ela resolve?
  4. Como ela resolve esses problemas?
  5. Em quanto tempo ela resolve esses problemas?
  6. Quanto custa?
  7. Por que eu deveria comprar de você?

Aposto que o segundo grupo sai na frente. No entanto, continuo vendo sites com listas de serviços, missão e valores.

Como avaliar seu site

Vou te dar algumas dicas para avaliar se o seu site atual está bom o suficiente para você começar a agitar o seu funil de vendas.

Para ter sucesso o seu site tem que ser:

Fácil de encontrar

Faça uma pausa agora, abra o Google e digite o nome da sua empresa.

Seu site estava na primeira página?

  • Não: você tem um problema sério.
  • Sim: esse é o resultado esperado. Mas essa busca só é feita por quem já conhece a sua empresa. Você quer aparecer para as pessoas que buscam soluções para o problema que você resolve.

Agora digite o seu principal produto/serviço.

  1. Em que página seu site aparece?
  2. Quem estava nas primeiras posições? Seu concorrente?

Fácil de navegar

Quando foi a última vez que você visitou o seu próprio site? Coloque-se no lugar de um cliente buscando informações sobre o seu produto/serviço:

  1. seus produtos/serviços são fáceis de encontrar?
  2. o texto é legível?
  3. as informações fazem sentido?

Fácil de interagir

Continuando a navegar pelo site:

  1. existe uma forma rápida de demonstrar o interesse pelo produto? (formulário, chat, botão de ligação imediata)

Essa simples análise mostra se o seu site tem o mínimo necessário para começar a atrair clientes. Sem isso você vai jogar dinheiro fora.

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