Quando comecei a trabalhar, a internet estava nascendo e só havia um jeito de aprender: fazendo. Nesses 17 anos construí mais de 100 sites, criei inúmeras apresentações animadas em flash, dezenas de cursos online, jogos, banners, emails e anúncios. Trabalhei como freelancer e tive minha própria agência. Nos últimos anos me especializei em divulgar produtos e serviços e gerar leads de venda (cadastros pelo site) para equipes comerciais.

Confira a parte mais expressiva da minha carreira nos cases abaixo.

Templum Consultoria

Durante quase 3 anos tive o enorme prazer de me dedicar quase que exclusivamente ao marketing da Templum Consultoria. Fiz parte de uma equipe pequena, mas poderosa, focada em alimentar a equipe comercial com cadastros de clientes em potencial. Ajudei a planejar e executar sites, campanhas de links patrocinados, marketing de conteúdo e email marketing.

Resultados?

  • + 2.359.500 visitantes no site
  • + 82.457 leads gerados para a equipe comercial

Além de redesenhar constantemente os vários sites da empresa buscando aumentar as taxas de conversão de cadastros, eu planejava as estratégias de marketing e vendas.

Essa é a foto do plano de marketing que fiz para a Templum em 2014. A leitura vertical representa o funil de vendas, no lado esquerdo eu coloquei as ações com foco em volume, no lado direito as ações com foco em qualidade. O cálice representa o contato do cliente com o universo Templum, com um gargalo na conversão de visitante para cliente. Ao lado coloquei os indicadores que escolhemos para acompanhar.

O projeto foi amadurecendo e percebemos que teríamos mais sucesso se diminuíssemos a distância entre as equipes de marketing e vendas. Passei um período trabalhando próximo à equipe comercial, identificando e documentando o perfil do cliente ideal, suas necessidades e desejos.

A ideia inicial era apenas trazer informações para aumentar a eficiência do marketing. No entanto, acabamos encontrando uma deficiência no processo de treinamento dos vendedores, e tomei a iniciativa de desenvolver um treinamento comercial online que batizei de Vendedor Faixa-Preta.

Usei a experiência que tinha adquirido no início da minha carreira com a WebTraining, empresa pioneira em ensino a distância corporativo, para criar roteiros, atividades e um sistema de gerenciamento de ensino (LMS) exclusivo para a Templum.

Treinamento de vendas elaborado para a Templum Consultoria

Abertura do Treinamento Vendedor Faixa-Preta, que elaborei para a Templum. Queríamos alguém da equipe para apresentar os vídeos e acabei sendo escolhido, veja o vídeo de abertura do curso online.

Chegou um ponto em que nosso trabalho começou a chamar a atenção, e alguns clientes e parceiros nos pediram ajuda para melhorar sua atuação online. Nessa ocasião, recebi a missão de estruturar uma nova unidade de negócios para aplicar em outras empresas o processo de marketing e vendas que havíamos criado para a Templum. Entre elas estão a Cherto Consultoria (referência nacional no mercado de franquias), o portal de franquias Franchise Store, o Ibrep e os empreendimentos da construtora Jacitara.

Essas empresas tinham uma coisa em comum: um processo comercial offline sólido, mas não sabiam nada sobre o universo online. Com a nossa ajuda elas foram capazes de conquistar espaço online, aparecer para um novo público e fazer dinheiro novo.

Cherto Consultoria

A Cherto Consultoria é a primeira consultoria de Franchising da América Latina. Sua trajetória se confunde com a história do mercado de franquias no Brasil. Marcelo Cherto, presidente da empresa, é um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e um dos principais responsáveis por difundir os conceitos do Franchising no país. Ele ficou encantado com o trabalho que estávamos fazendo na Templum, e nos pediu ajuda para melhorar seu marketing online e entrar em novos mercados.

Junto com a Carolina Dall’Olio (gerente de marketing da Cherto) refizemos todo o conteúdo, pensando na jornada do cliente. Fiquei responsável pela reformulação do site e o Marco Bola pelas campanhas de atração.

Após preparar o site para gerar leads, fizemos ele aparecer no Google, com SEO e AdWords. Em menos de 6 meses conquistamos vários clientes vindos de mercados onde a Cherto ainda não atuava.

Digite o termo ‘consultoria franquias’ para ver o trabalho completo.

Franchise Store

A Franchise Store é a loja de franquias do grupo Cherto. Com o sucesso conquistado no site da empresa, veio uma segunda missão: aumentar o número de leads gerados para os clientes do portal.

As equipes Templum e Cherto se uniram novamente para remodelar o site todo. Realizamos uma análise profunda do site e dos concorrentes por qualidade, em vez de quantidade. Como no projeto anterior, fiquei responsável pelo site, a Carol pelo conteúdo e o Marco Bola pela atração.

Meu primeiro desafio foi criar um novo sistema de gerenciamento do catálogo de franquias, com um cuidado especial para migrar as páginas do sistema antigo sem perder posicionamento no Google. Utilizei técnicas avançadas de programação para transformar o WordPress em um sistema que a equipe do portal pudesse manter atualizado com facilidade. O segundo desafio foi criar um visual que atendesse às necessidades dos visitantes (encontrar informações com facilidade) e dos clientes (destacar suas marcas).

Novamente reformulamos o conteúdo pensando na jornada do cliente: sucesso. Clientes bem informados compram mais franquias e conseguimos aumentar tanto o volume de leads quanto o volume de negócios gerados pelo portal.

Digite a palavra ‘franquia’ no Google para conhecer o trabalho completo.

Consultoria de Vendas

O desafio seguinte foi criar uma consultoria de marketing e vendas online. Nesse moment,o o marketing da Templum já estava bem maduro, e passei a me dedicar 100% do tempo ao novo projeto. Desenvolvi um sistema de gerenciamento de páginas de captura (landing pages) baseado no WordPress que nos permitia colocar uma campanha completa no ar em pouco tempo e, assim, escalar o negócio. Também assumi o desenvolvimento do PRM, software de gestão comercial da Templum, e assim conseguimos montar um pacote completo, com todas as etapas do funil de vendas. Para promover o negócio, elaborei uma série de web seminários e conquistamos 30 clientes em pouco tempo.

Essa experiência abriu nossos olhos para a possibilidade de aumentar a lucratividade da Templum usando os softwares que havíamos desenvolvido para atender nossos próprios clientes. Assim nasceu o Evolutto: uma plataforma online que permite a empresas de consultoria e consultores independentes aumentar sua capacidade de atendimento, reduzir custos e o tempo gasto com deslocamentos.

Foto do plano de lançamento que elaborei para o Evolutto, o projeto mais recente do Igor Furniel, presidente da Templum. Cada linha representa uma equipe e tudo que precisava estar pronto em cada etapa para garantirmos o sucesso do projeto.

Puravida Superfoods
A Puravida é pioneira no Brasil no mercado de superfoods: alimentos com alto valor nutricional para quem deseja melhorar a saúde e a performance. Fui chamado em janeiro de 2015 para melhorar a performance do site, o que gerou um aumento de 20% nas vendas logo no primeiro mês. Em seguida, reformulamos a experiência de compra no celular e começamos um trabalho de email marketing, levando as compras do site para um novo patamar. Em maio de 2016 a equipe cresceu e iniciamos uma nova fase, com a criação de campanhas de tráfego pago e marketing de conteúdo, multiplicando por 10 o volume de visitantes mensais.

  • + 1.000.000 de visitantes
  • a taxa de conversão subiu de 1,5% para 3,24%
  • as vendas continuam crescendo a cada mês
Puravida - Consultoria de marketing

E qual o próximo desafio?
2017 começou com a corda toda. Em breve conto o que está acontecendo. Posso adiantar que aqui tem espaço para você. Clique aqui para saber como eu trabalho.

Contato & Orçamentos

Construir uma casa com um pedreiro só, é possível. Mas para ter a casa entregue dentro do prazo, no preço combinado e com a qualidade esperada você precisa de alguém que se responsabilize pelo projeto inteiro. O mesmo vale para qualquer negócio online.

Se o seu objetivo é:

  • fortalecer sua marca
  • aumentar o tráfego de visitantes
  • encontrar clientes em potencial (gerar leads de venda) ou
  • vender produtos online

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