6 erros de SEO que o Google não perdoa

Você sabia que o Google pode fazer seu blog desaparecer de seus resultados de pesquisa?

Encontrei esse artigo do Jon Morrow e achei tão legal que resolvi traduzir. Aproveite!

Um dia você está recebendo uma pequena quantidade de tráfego para algumas de suas postagens. Não, não é nada importante, mas cresce com cada novo post que você publicar, e você pode ver o Google se tornando uma importante fonte de tráfego para você no futuro.

E então ele para.

Cada post e página do seu blog simplesmente desaparecem do Google. Sem aviso, sem alarme, nada. Como se o seu site nunca tivesse existido.

E a pior parte? Você nem sabe o porquê.

É como se o cara mais malvado da internet tivesse te dado uma surra, deixando você choramingando e sangrando, perguntando o que diabos você fez de errado.

Isso acontece o tempo todo. E não adianta espernear. Com o Google a ignorância não é desculpa. Você quebra as regras, você paga as consequências. Fim da história.

É por isso que é tão importante saber quais são as regras.

A Verdade Sobre Como o Google Trabalha

O Google está evoluindo. O tempo todo.

Todos os dias, eles mudam seus algoritmos para filtrar spammers. A cada um ou dois anos, eles também lançam grandes atualizações no motor de pesquisa de rankings que afetam quase todo mundo na web.

O resultado?

O que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Na verdade, pode até mesmo te machucar.

Houve um tempo que o Google não penalizava as pessoas por cometerem erros, sem realmente reduzir o seu ranking ou fazê-las desaparecer do índice.

Agora, eles são muito mais punitivos. Mesmo se você não cometer um erro grande o suficiente para entrar na lista negra, você ainda pode ver seus resultados de pesquisa cair da noite para o dia se fizer algo errado.

E quais são os pecados mortais?

A lista está em constante mudança, mas aqui estão os seis pecados mais prováveis :

Pecado # 1: Comprar Links

Já notou anúncios de empresas de SEO prometendo-lhe centenas de links e um ranking primeira página por alguma taxa insignificante?

Pode ignorá-los. Aqui está o porquê:

Quase sempre os links são de sites de má reputação e contas de redes sociais forjadas. Obter um link a partir deles é como ir a uma entrevista de emprego com uma carta de recomendação de um revendedor de crack bem conhecido. Não ajuda você.

E não importa o quão inteligentes eles são. Algumas dessas empresas afirmam que nunca serão descobertas pelo Google, porque todos os links de spam estão apontando para uma página intermediária, criando uma “roda de link” ou “pirâmide de links”. Supostamente para protegê-lo.

Pode até funcionar… por um tempo. Lembra quando eu disse que o Google está sempre evoluindo? O problema é que mesmo se o Google não pegar você hoje, ele vai pegá-lo em algum ponto no futuro. Ele sempre pega.

A melhor política?

Não compre (ou venda) links. Ponto final.

Pecado # 2: Juntar-se aos diretórios de links errados

Ao considerar submeter-me a um diretório, eu faria perguntas como:

  • O diretório rejeita urls? Se cada url passa por uma revisão, o diretório fica mais perto de ser apenas uma lista de links ou um site de links livre para todos.
  • Qual é a qualidade das urls no diretório? Suponha que um site rejeite 25% das submissões, mas as urls que são aceitas/listadas ainda são de baixa qualidade ou spam. Isso não contribui para a qualidade do diretório.
  • Se houver uma taxa, qual é o objetivo da taxa? Para um diretório de alta qualidade a taxa é principalmente relacionada ao tempo e ao esforço de se fazer uma avaliação genuína de url.

Matt Cutts, em nome do Google:

Link de diretórios são, de longe, uma das partes mais mal compreendidas de SEO.

Era uma vez uma peça essencial de qualquer campanha para lançar um novo site. Você pode enviar seu blog para DMOZ.org e alguns diretórios de links específicos do setor, e você ganha um rápido impulso em seus rankings de pesquisa.

E faz sentido, certo? Se o seu blog é sobre o surf, então faz sentido ser incluído em todos os diretórios de links sobre o surf.

Bem … aqui está o problema:

O Google olha para a web como se fossem “bairros.” Se o seu blog é frequentemente mencionado por sites confiáveis, você faz parte de uma “boa vizinhança”. Se todos os seus links vêm de páginas ligando a milhares de sites ruins, você faz parte de um “bairro ruim”.

Qual deles você acha que os diretórios de link são?

Ruim, certo? Como qualquer um pode submeter seu site, a maioria de diretórios da ligação tornam-se nada mais do que um repositório de sucata. Mesmo se o seu blog é totalmente legítimo, você é culpado pela associação.

Agora, isso não significa que todos os diretórios de links são ruins. Se você está enviando seu blog para um diretório altamente direcionado que é revisto por um ser humano real, que se certifica que todos os sites listados são top-notch, você ainda pode obter algum benefício a partir dele, porque você está cercado por outros sites valiosos.

Como na vida, você é com quem você sai.

Pecado # 3: Conteúdo duplicado

Já ouviu falar de Spin Content?

Foi a sensação em torno de 2008. A ideia é que você poderia escrever um artigo, “rodar” várias versões dele fazendo pequenos ajustes no texto e, em seguida, enviar essas versões para diferentes sites que coletam artigos gratuitos em troca de um link de volta ao seu site.

E costumava funcionar. Naquela época, muitos resultados de pesquisa foram dominados por sites como E-Zine e Base.

Não funciona mais. Sim, muitas pessoas ainda fazem Spin Content, mas é uma técnica condenada. Aqui está o porquê:

Lembre-se de como eu disse que o Google está ficando cada vez mais inteligente?

A lógica do Spin Content era que você poderia pegar um artigo popular do seu site, fazer várias versões com pequenas diferenças, publicar essas versões nos sites de artigos e conseguir alguns links de volta para o seu site. O Google veria as variações diferentes como artigos totalmente originais sem penalidades por conteúdo duplicado.

Ao longo dos anos, porém, o algoritmo tem ficado cada vez melhor em farejar artigos com pequenas variações. Os artigos que costumavam se classificar há anos estão caindo, porque o Google os reconhece pelo que são: spam.

Isso não quer dizer que escrever para outros sites é uma má ideia. Guest blogging, em particular, é uma das formas mais eficazes de construir um blog popular. Isso porque você está escrevendo conteúdo exclusivo para um site confiável, cercado por dezenas de outras autoridades.

Spin content, por outro lado, é tentar enganar o Google, duplicando o conteúdo para sites suspeitos, cheios de artigos escritos por novatos. Mais uma vez, você é culpado por associação.

Pecado # 4: Keyword stuffing

“Lotar páginas com as mesmas palavras-chave prejudica a experiência do usuário e pode prejudicar a classificação do seu site.” – Google

Se você não está familiarizado com o termo, “keyword stuffing” significa usar uma palavra-chave repetidamente em seu conteúdo na esperança de que ele vá te dar uma melhor classificação. Por exemplo, digamos que você deseja se classificar para a busca “biscoitos de chocolate”. Isso é o que o recheio de palavras-chave seria:

“Os biscoitos de chocolate são tão deliciosos! Vou ensinar a receita de biscoito de minha avó de chocolate para fazer os melhores biscoitos de chocolate que você já provou. A receita de biscoitos de chocolate faz duas dúzias de biscoitos de chocolate. ”

Todo o post do blog continuaria assim, usando a palavra-chave “biscoitos de chocolate” dezenas ou mesmo centenas de vezes. Não importa o idioma, isso é tão artificial que é quase ilegível.

Também é estúpido. Aqui está o porquê:

A densidade de palavras-chave é apenas uma pequena parte do algoritmo do Google. Ninguém sabe ao certo quanto, mas pelo que eu vi, acho que é menos de 5%. Ao lado dos fatores mais importantes, como autoridade de domínio e links confiáveis, é quase completamente irrelevante.

E se você abusar, pode se machucar.

A principal preocupação do Google é a experiência do usuário. Se todos os artigos que as pessoas acham estão cheios de palavras-chave, ninguém vai querer lê-los, e todo mundo vai parar de usar o Google para pesquisar na web. Eles nunca vão permitir isso.

Meu conselho?

Não pense em palavras-chave no primeiro ano do seu blog. Basta concentrar-se na publicação de conteúdo incrível e obter tantos links quanto possível. Uma vez que seu blog tem alguma autoridade, volte e ajuste as palavras-chave em seus posts mais populares, sem fazê-los soarem pouco naturais.

Sim, você pode perder algumas oportunidades, mas suas chances de construir um site de autoridade são muito, muito maiores. Confie em mim.

Pecado # 5: Texto de âncora não natural

Este é outro exemplo de pessoas levando uma pequena parte do algoritmo do Google muito longe.

Se você não estiver familiarizado com o termo “texto âncora“, ele se refere ao texto dentro de um link. Assim, o texto âncora nesta frase é “texto âncora”.

Quando o Google está decidindo quais termos para classificar suas páginas, o texto âncora é um dos lugares que ele procura pistas. Se um monte de pessoas estão linkando para um de seus posts com “piadas engraçadas” como o texto âncora, por exemplo, há uma boa chance do post ser sobre piadas engraçadas.

Assim as pessoas tentam manipular o sistema. Eles constroem links usando algumas das técnicas de má reputação acima e usam os termos que querem classificar como o texto âncora, esperando que ele vá aumentar suas chances de ficar classificado.

Mas isso parece natural?

Nem todo mundo vai usar exatamente o mesmo texto âncora quando linkam para você. Alguns dos links podem ter um texto âncora mais curto como “piadas”, frases relacionadas como “me fez rir”, ou mesmo apenas um URL simples, sem texto âncora em tudo.

Ao usar o mesmo texto de âncora em todos os seus links, basicamente você está dizendo ao Google que está tentando manipular o sistema. E você vai ser penalizado em algum momento.

Pecado # 6: Links Quebrados

“Verifique seus links quebrados.” – Google

E por último mas não menos importante, o mais sorrateiro de todos eles: links quebrados.

Ao longo do tempo, praticamente todos os blogueiros vão acumular alguns links que não funcionam mais. Sites morrem, se movem e se reestruturam o tempo todo, quebrando os links para a página originalmente vinculada.

A questão é: se os links quebrados são tão naturais, por que o Google penaliza você por eles?

Bem, pense nisso a partir de sua perspectiva:

Que página tem mais chances de estar atualizada: uma com cinco links quebrados ou uma com zero? Além disso, qual página oferece uma melhor experiência ao usuário?

Assim, se todos os outros fatores são iguais, uma página sem links quebrados tem mais chances de ultrapassar uma página com links quebrados.

Mas não precisa surtar, porque é raro ter todos os outros fatores iguais. Com tantas variáveis ​​de algoritmo citadas aqui, links quebrados são fichinha.

Ainda assim, é um pecado fácil de identificar. Uma ou duas vezes por ano, acesse as Ferramentas do Google para webmasters para corrigir todos os links quebrado que ele informar. Você pode notar uma pequena mudança no ranking de algumas de suas páginas.

Sentindo-se preocupado ainda?

Depois de ler tudo isso, você pode se sentir como se estivesse andando por um campo minado, rezando para não pisar em uma mina invisível e explodir. Você provavelmente nunca soube que SEO poderia ser tão perigoso.

A boa notícia?

Não tem que ser assim. Para a maior parte, as pessoas que entram em apuros com o Google são ou geeks de SEO que estão intencionalmente arriscando a sorte ou que recebem conselhos da pessoa errada.

Se você não sabe nada sobre SEO e está fazendo nada mais do que publicar conteúdo incrível e construir relacionamentos com seus leitores, você provavelmente está seguro. Na verdade, essa é uma boa mentalidade para todos os blogueiros, na minha opinião. Pelo menos no começo.

Em vez de tentar descobrir como manipular o algoritmo do Google para obter melhores classificações, basta criar conteúdo que mereça estar na primeira página, caprichar na promoção e esperar que o Google te atenda. Seu objetivo, afinal, é mover o melhor conteúdo para o topo da pilha.

A esse respeito, a estratégia real, supersecreta, por trás das cenas para colocar o seu site na primeira página do Google não tem nada a ver com pirâmides de links ou densidade de palavras-chave. São apenas três passos simples:

  1. Crie conteúdos de cair o queixo
  2. Conquiste influenciadores falando sobre isso
  3. Aguarde o Google fazer o seu trabalho

Muito simples?

Talvez, mas é exatamente o que o Google quer que você faça.

Então, por que fazer outra coisa?

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